Falar de síndrome de Down é falar em capacidades, potencial e felicidade.


O relato da aventura única de Sandra e Sara. O livro, que está repleto de dicas, técnicas, dados clínicos e outros conselhos úteis e baseados na experiência, torna-se, assim, num verdadeiro manual para quem é pai de uma criança com Trissomia 21. Mas também num documento inspirador para todos os que pensam que o nascimento de uma criança diferente – seja com Trissomia 21 ou com outra diferença qualquer – significa entrega e resignação. "Sara, a Luz", que é, de fato, uma extraordinária lição de vida, abre as portas da esperança para todos os que se julgam infortunados.



Por Sandra Morato


"Ter Síndrome Down significa que cada célula do corpo tem 47 cromossomas (é assim que se chama aqueles pequenos pacotinhos que contem toda a nossa informação genética) em vez de 46 qualquer pessoa "normal".
Síndrome Down não é uma doença (muito menos contagiosa), é uma anomalia genética, por isso não tem cura. É como quando se está a fazer um bolo e ao bater as claras em castelo, cai um pouco de gema, as claras não sobem. Assim é com a Trissomia 21, na divisão das células quando o óvulo foi fecundado um dos pares de cromossoma em vez de ter 2, agarrou mais 1 e ficou um par de 3 cromossomas = trissomia 21. È afinal de contas ter um cromossoma a mais no par 21 que tem três cromossomas, ou seja ou dois do pai e um da mãe, ou dois da mãe e um do pai."

Comentários

  1. Olá, sou a Paula, mãe do Dé de 10 anos e portador de Trissomia 21, já tenho o livro da Sandra, assim como também recomendo o da Bibá Pitta "Cromossoma do amor"... acabei de chegar a este blog e já me decidi a segui-lo! Um abraço!!! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário