Você sabe o que é FONIATRIA ?

A foniatria é uma especialidade médica, reconhecida pela Associação Médica Brasileira, que se dedica aos distúrbios de linguagem oral e escrita. Alguns dos problemas de linguagem têm causas orgânicas, por exemplo a surdez e alterações cerebrais. Outras têm causas ambientais e emocionais.
A foniatria aproxima-se umas vezes à otorrinolaringologia, outras à neurologia e à psiquiatria. Tem papéis diferentes delas; por exemplo, no diagnóstico de crianças que não falam, a foniatria cuida de diagnosticar se a causa está na audição, no cérebro ou se é psíquica. No campo terapêutico, pode colaborar no tratamento otorrinolaringológico, neurológico e psiquiátrico; dedica-se atualmente ao estudo e prescrição de medicamentos que auxiliam, indiretamente, progressos na linguagem e na aprendizagem; dois dos seus papéis mais importantes são a orientação aos pais e a indicação terapêutica mais adequada - fonoaudiologia, psicoterapia, ou orientação familiar; outro é o apoio, em trabalho interdisciplinar, a fonoaudiólogos e outros terapêutas, dialogando com eles a partir de conhecimentos e de experiência médica específicos do campo da linguagem.

Comentários

  1. Muito interessante!
    Adorei a matéria!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Marilce, cada dia que passa ele fica cada vez mais parecido contigo. Um abraçõ e um beijão neste lindinho. Patricia e Gustavo

    ResponderExcluir

Postar um comentário