Síndrome de Down na novela



A Síndrome de Down na novela "Vidas em Jogo", da Record

A autora Cristianne Fridman promete movimentar os próximos capítulos da novela Vidas em Jogos, da Record, com a discussão de um assunto de extrema importância: a Síndrome de Down. Patrícia (Thais Fersoza) vai descobrir que o filho que está esperando de Francisco (Guilherme Berenguer) tem a Síndrome e rejeitará a gravidez. Através de Patricia, a novela vai mostrar a importância de se fazer exame pré-natal (aqueles feitos durante a gravidez) e a mudança na vida de uma mãe que espera uma criança com a Síndrome de Down. Outro ponto a ser levantado pela novela é que acima de tudo e dos cuidados redobrados, a criança com Síndrome de Down pode levar uma vida "normal".

Não é a primeira vez que o tema vai ser discutido na TV. Em Páginas da Vida, o autor Manoel Carlos também usou do mesmo expediente para falar sobre o assunto, que muitas vezes acaba sendo deixado de lado pelos grandes meios de comunicação.

A inserção desse tipo de tema nas novelas, como o da Sindrome de Down, é chamado de “Merchandising Social” e tem como função, a mudança de atitude e adoção de novos comportamentos do público.

Comentários

  1. Que ótimo. Vou assistir. Tomara que saibam tratar o assunto sem o sensacionalismo predador geralmente presente nas novelas. A Globo é campeã nisso. Vamos ver se pelo menos a Record é capaz de usar mais a sensibilidade que a ansiedade pelo ibope.

    ResponderExcluir

Postar um comentário