Olá pessoal !

Mamãe e eu estamos cada vez mais apaixonados pela Equoterapia, então queremos mostrar um pouquinho mais sobre estes animais (cavalos) tão especiais para nós.


EQUOTERAPIA - É a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.

Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a auto-confiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, analise e sintese, raciocinio, e varios outros aspectos. Na esfera social, a equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, melhorar sua auto-estima, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como: ajudar e ser ajudado, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as própias limitações e as limitações do outro.

O praticante é avaliado pela equipe e a partir disso é elaborado um programa especial e definido os seus objetivos. As sessões são normalmente individuais e tem a duração média de 30 minutos cada.

POR QUE O CAVALO? O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho. O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para frete / trás, para os lados e para cima / baixo, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva.


Essa da foto é a MANSINHA...muito fofa né?

Foi nela que montei a primeira vez lá no CAVALO AMIGO !


Obrigada tia Silvia por me dar esta oportunidade !

bj do Rodrigo

Comentários

  1. Quero ver uma foto do Rodrigo no cavalo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo e mamãe!
    adoramos o blog, eu sou a Mariana mamãe da Ana Luísa linda maravilhosa rsrsrssr!
    gostaria de pedir q me add para termos contato tbm ( Igual dizem por ai os iguais é que si entende)
    ainda nao tenho blog mais juro q um dia vo fazer
    kkkkkkkkk
    Rodrigo lindaoo gostei muito
    li td q vc posto aki!
    Um super Bjo no coração!
    maryanne-oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário