Interdisciplinaridade no Atendimento à Pessoa com Deficiência:

Uma criança com deficiência apresenta características próprias, que podem provocar certas dificuldades no seu desenvolvimento e inserção no social. Nestes casos é muito importante realizar tratamento e atividades que estimulem o desenvolvimento global.
O trabalho de capoeira e fisioterapia oferecidos pela (FADEM) - Fundação de Atendimento a Deficiência Múltipla, são duas propostas muito interessantes para pensar o desenvolvimento global, pois é construído de forma interdisciplinar, estimulando não apenas a reabilitação, mas a formação deste sujeito.
O tratamento de fisioterapia é construído com a participação da família, levando em conta o desejo desta criança, estimulando o desenvolvimento para alem das questões orgânicas. Acreditamos ser muito importante o tempo em que a criança chega para tratamento. Quando chega com idade mais avançada, pode apresentar um acentuado atraso do desenvolvimento, demandando um trabalho de reconstrução de sua história e tratando problemas causados principalmente pela falta de estímulo. Nosso trabalho tem mostrado que se iniciado precocemente, previnem-se maiores atrasos no desenvolvimento e logo é possível ver os pais falando da criança não apenas pelo diagnostico, mas pelas suas conquistas, histórias e superações precoces.
A oficina de capoeira também tem contribuído significativamente na construção do desenvolvimento global das crianças que atendemos. Ela é proposta através de atividades lúdicas, que envolvem ritmo e expressão, permitindo ao aluno experimentar a alegria do movimento, a capacidade de concentração e o ritmo como treinamento sensório motor e variável agradável. A capoeira propicia a socialização e o desenvolvimento da auto-estima individual e em grupo, onde as crianças ensaiam cantigas visando o incremento da fala e linguagem e estimulam as capacidades motoras e psíquicas do aluno.


Marisa Dal Pizzol – Fisioterapeuta e Terapeuta em Estimulação Precoce
Rafael Thomé – Profº de Educação Física e Instrutor de Capoeira


FADEM - Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla

(51) 3328-6780


Rua Frei Henrique Golland Trindade, 445 - CEP: 90480-140 / Porto Alegre - RS

Comentários