"democratização dos corpos"



À primeira vista, A Moda Está em Baixa é apenas o nome da coleção criada pela estilista Carina Casuscelli, feita exclusivamente para mulheres com nanismo. São roupas descoladas e elaboradas com as medidas apropriadas para quem tem em média 1 metro de altura - umas menos e outras poucos centímetros mais. Mas a grife das pequenas, como as anãs preferem ser chamadas, tem propositalmente duplo sentido: por trás dos modelitos, Carina, que tem em seu currículo prêmios importantes, transformou seu negócio em uma maneira de contestar a camisa de força que a moda impõe à beleza.
"A diversidade feminina é desprezada na moda", ressalta a criadora da marca de 31 anos, que também é atriz e diretora de teatro, videomaker, maquiadora e figurinista. "O padrão de beleza é tão forte que as mulheres não se sentem à vontade com seus corpos e suas características." O resultado disso é a eterna insatisfação. O pior, no entanto, é vivenciado pelas mulheres com deficiência física que sequer são lembradas, uma legião invisível, apesar de ter poder de compra e desejos de consumo.
Para Carina, ao não abrir espaço para essa fatia - que incluem pequenas e cadeirantes, por exemplo - a moda está perdendo a conexão com suas consumidoras. "Muito mais legal do que padronizar, é dar espaço ao que chamo de democratização dos corpos", ressalta a estilista, fã do universo do cineasta Pedro Almodóvar, povoado por personagens excêntricos.

Comentários