Método Bobath



Bom dia !!

Neste final de semana o Rodrigo teve a primeira avaliação da Equoterapia e a tia Jê (fisioterapeuta do Cavalo Amigo) nos informou que ele está se desenvolvendo muito bem, portanto como ele já está com um bom controle do tronco, iniciará a montaria sozinho(auxiliado pelos terapeutas que estarão ao lado do cavalo), pois precisamos começar o fortalecimento do quadril que ajudará para que ele comece a engatinhar, pois como o bebê com SD possui baixo tônus muscular (pela imaturidade de seus músculos), ele precisa fazer este trabalho de estimulação. Fora isso ajudaremos com um trabalho paralelo em casa(trabalhando com o rolo - Método Bobath).

No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. Este método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas. A indicação do equipamento depende do comprometimento neuro-motor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente. Podemos definir o Método Bobath como uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal.
O tratamento realizado pela fisioterapia inclui movimentos ativos e passivos no rolo, mas só os ativos podem dar as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos voluntários. O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

FONTE: http://www.portaldafisioterapia.com

Comentários