Pet terapia

Bom dia amigos !
Temos falado muito na Equoterapia, já que o Rodrigo faz esta atividade maravilhosa lá no
Projeto do Cavalo Amigo (POA/RS), mas hoje vamos falar sobre nossos outros amiguinhos especiais que também trazem um benefício enorme por nos darem um amor incondicional.


Pet terapia

No Brasil, a pioneira neste tipo de trabalho é a médica veterinária e psicóloga Hannelore Fuchs, que em 1987 se doutorou na USP com um estudo sobre os benefícios da interação de animais com pacientes. Dez anos mais tarde, em julho de 1997, a doutora fundou o projeto Pet Smile, um programa assistencial e educativo que efetua visitas periódicas, pré-programadas, com animais de pequeno porte, na maioria cães, a instituições de populações especiais: crianças e adultos em hospitais, crianças portadoras de necessidades especiais em escolas, crianças em creches e idosos. No ambiente hospitalar, a presença do animal é um apelo para o lado positivo do ser humano. Implica no fornecimento de um canal para criatividade, humor, imaginação, descontração, novos comportamentos e até mesmo a possibilidade de cura.
A criança necessita da interação com animais nas diversas etapas do seu desenvolvimento. Do ponto de vista da criança, o animal não agride, não é autoritário, não exige nada em troca, está sempre ali (é um "porto seguro"), é algo para tocar, para conversar. O animal dá amor, conforto físico, acolhe, leva a criança pela magia a um outro mundo. A experiência da criança com animais traz aprendizado, compreensão, interação física, crescimento, momentos lúdicos e avaliação de diferenças e semelhanças, que abrange processos físicos, cognitivos, afetivos e interpessoais.

Fontes:
http://www.bayerpet.com.br/responsabilidade/pet_smile.aspx
http://www.papodemae.com.br/search/label/Animais%20de%20estima%C3%A7%C3%A3o
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,2995398,Animais-de-estimacao-e-criancas-pequenas-em-casa-risco-ou-beneficio.html


* APROVEITO PARA MOSTRAR UM DOS NOSSOS AMIGUINHOS LÁ DE CASA...O NOME DELE É JÚNIOR E TEM 4 ANOS !

Comentários