TESTE DA ORELHINHA


Teste da Orelhinha torna-se obrigatório em hospitais públicos.

A partir de agora, hospitais e maternidades públicas são obrigados a fazer gratuitamente o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como teste da orelhinha. O exame, verifica se o bebê responde a algum estímulo sonoro e deve ser realizado no primeiro mês de vida. Em cada grupo de 10 mil recém-nascidos, 30 apresentam problemas de surdez. Uma das causas freqüentes são as infecções virais na gravidez, como a rubéola, perfeitamente evitáveis com orientação no pré-natal. Mas se ela falhou, uma boa assistência no nascimento permite que a deficiência seja detectada cedo e não comprometa o desenvolvimento da criança.

NOTA IMPORTANTE:
Esse teste da orelhinha pode ser um pouco contraditório, como me explicou a Pediatra do Rodrigo, pois, alguns dias após o nascimento o bebê pode apresentar alguns resquícios de substâncias dentro do ouvido o que pode "mascarar" o teste da orelhinha.
Sem avisar, fazíamos barulhos atrás do Rodrigo, como bater palmas, para ver se ele localizava o som, porém não tinhamos nenhum retorno dele, fazendo que entrassemos em pânico com a situação, foi feito exames mais especificos(após o da orelhinha) que identificou um problema de audição, porém hoje em dia notamos que ele já escuta normalmente, tendo a capacidade de identificar os sons e atender quando chamado pelo nome. Ele passará por uma nova avaliação com fono e otorrino para verificar se haverá necessidade de repetir os exames.

Comentários