Programa Senai de Ações Inclusivas


Senai faz curso de confeiteiro para pessoas com Síndrome de Down

No âmbito do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), a FatecSenai Campo Grande iniciou dia 31/08, o curso de confeitaria para pessoas com Síndrome de Down como parte da programação da Semana do Panificador. De acordo com técnica em desenvolvimento e educação tecnológica do Senai, Carolina Ramos Buscarons Iwano, a entidade promove cursos para atender pessoas com deficiência, contribuindo para que as empresas possam cumprir as cotas estabelecidas na Lei Federal nº 8.213/91, chamada “Lei de Cotas”, determina a contratação de funcionários e aprendizes com deficiência.
Ela explica que desde 2005, quando o Governo baixou decreto, também não há mais limite de idade o que significa uma grande oportunidade para muitas pessoas. “Para superar esse obstáculo da falta de qualificação dessas pessoas, o Senai atua por meio do Psai para que a contratação seja uma realidade na vida dessas pessoas especiais, que também passam a estar mais preparadas para ocupar essas vagas”, explicou, acrescentando que no Brasil calcula-se que há 24,5 milhões de brasileiros com alguma deficiência, sendo que, desse total, apenas 5% deles têm seus direitos trabalhistas garantidos em carteira.
Ministrando o curso, o instrutor Neilson Braga conta que esta é a terceira turma de deficientes que ele trabalha e o perfil dos jovens também contribui para a qualificação. “São jovens interessados e alegres superando qualquer deficiência com muita atenção e interesse”, explicou, acrescentando muitos empresários desconhecem o talento das pessoas com deficiência e perdem a oportunidade de inseri-las no mercado de trabalho.
O curso, com 12 horas aulas, teve as apostilas adaptadas para facilitar o aprendizado dos jovens, mas o conteúdo foi mantido. “As apostilas foram trabalhadas na parte de ilustração e por isso tem menos texto e mais figuras, mas o produto é o mesmo”, disse Neilson Braga, acrescentando que os jovens vão aprender três receitas: pão de queijo, sequilho e petit fours.
Cursos no Rio Grande do Sul
Acesse AQUI o portal do SENAI e faça sua busca !

Comentários