Síndrome de Down


Há seis anos em Fortaleza, ONG cuida de crianças e jovens com síndrome de Down

Após ser pai de duas crianças portadoras de síndrome de Down e não encontrar unidades que dessem apoio aos portadores, principalmente a crianças, Domingos Sávio Timbó resolveu criar, por conta própria, em 2004, a Organização Não-Governamental (ONG) Existir. Com seis anos de existência em Fortaleza, a ONG é responsável por dar atenção a crianças e jovens que possuem síndrome de Down.
A Existir foi criada com a missão de estimular o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e jovens com Down por meio da educação, integração, socialização e profissionalização e hoje cuida de aproximadamente 30 crianças. Localizada no bairro Bela Vista, conta com a luta diária de voluntários divididos em psicopedagogas, fonoaudiólogos em formação, oftalmologistas, fisioterapeutas e nutricionistas.
Uma das voluntárias da Existir, a psicopedagoga Cláudia Garrido, conta que recebeu um convite por rede social para conhecer a associação e, desde então, não deixou mais o lugar. “Se tivesse condição de me manter só aqui, deixaria o consultório”, diz ela.

Apesar do apoio dos voluntários, a Associação Existir carece de recursos que possam ajudar ainda mais nessa batalha pela felicidade.

ONG Existir
Rua Viriato Ribeiro, 900 – Bela Vista – Fortaleza-CE
Contato: 3293.69677/8117.9089

Comentários