terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


PROGRAMA DIVERSIDADES

No Diversidades desta semana você vai conhecer o universo muito especial de pessoas com síndrome de down. O programa mostra o cotidiano de três personagens sensíveis, afáveis e bastante espertos com relação a tudo o que acontece em volta. São personagens da vida real que lutam pela inclusão e que, com o apoio da família, superaram o preconceito e a discriminação.
Fernanda Amaral, de 5 anos é a alegria da casa. Caçula de uma família de três filhos, ela nasceu com síndrome de down. Os exames durante o pré-natal não acusaram o problema genético. A notícia, recebida pelo pai primeiramente, só veio no dia do nascimento. "A pediatra me perguntou se eu não havia notado nada de diferente. Eu disse que era leigo e que achava que estava tudo normal. Foi quando ela disse que a Fernanda tinha traços de síndrome de down. O chão saiu dos meus pés naquele momento, mas eu falei que mesmo com a síndrome ou não, ela seria amada", conta o pai, Hernando Brasil. Hoje Fernanda estuda em uma escola regular e leva uma vida regada de amor e atenção. "Por lei, eu poderia pedir uma pensão por invalidez para a Fernandinha por ela ter síndrome de down, mas eu não quis. Eu acredito que ela é capaz e que ela pode levar uma vida como outra criança qualquer", afirma Jerusa Amaral, mãe de Fernanda.
Os inúmeros exemplos do sucesso de pessoas com síndrome é o que mais motiva os pais de Fernanda. Um modelo de superação pode ser contado na história de vida de Rodrigo Marinho. Mesmo com síndrome de down ele é funcionário em um gabinete na Câmara dos Deputados. Aos 39 anos, Rodrigo fala com sabedoria sobre sua condição. "Eu nasci para uma missão: fazer os outros felizes. Eu venci o preconceito. Vamos acabar com o preconceito…".
Você vai conhecer também no Diversidades a vida de Melina Pedroso, de 27 anos. Ela conta que muito cedo descobriu a paixão pelas artes plásticas. Começou a pintar por influência da mãe, e atualmente Melina é conhecida nacionalmente pelos quadros que faz usando cores fortes e representando o mundo que vê a sua volta. "Você tem que dizer pra você mesma que você é capaz, que você consegue. Que delícia, que prazer que eu sinto em pintar", conta.

O programa desta semana está especial!
Diversidades – histórias de brasileiros… de verdade!
O programa pode ser visto também no YouTube. Acesse:
http://www.youtube.com/user/canaldiversidades

E mais! O Diversidades tem um blog exclusivo, onde você pode encontrar dicas de sites e links interessantes: http://canaldiversidades.blogspot.com

Fonte – TV Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário