lábio leporino


O que é a Operação Sorriso?

A Operação Sorriso no Brasil é um braço da Operation Smile e atua como entidade sem fins lucrativos de forma totalmente independente e tem como objetivo transformar a vida de crianças e jovens brasileiros portadores de fissura lábiopalatina (lábio leporino e fenda palatina) por meio da criação de uma ponte entre ajuda humanitária voluntária, composta por médicos e leigos e o patrocínio de empresas socialmente responsáveis, como a Colgate, que é uma das empresas mais atuantes no programa.


O lábio leporino causa algum tipo de problema para a criança?



Sim, elas podem sofrer múltiplos problemas de saúde, incluindo doenças de ouvido, infecções crônicas, má nutrição, problemas dentais e dificuldade no desenvolvimento da fala. Além disso, os efeitos emocionais também podem ser devastadores para a criança.



O que causa?


A causa exata é desconhecida. O lábio leporino e a fenda palatina são defeitos congênitos que ocorrem durante o início do desenvolvimento embrionário. Cientistas acreditam que uma combinação de fatores genéticos e do meio ambiente, como uso de drogas ou má nutrição podem ocasionar o problema.


Esse problema pode ser reparado com cirurgia?


Sim. A cirurgia pode alcançar resultados excelentes. A maioria dos cirurgiões concorda que o lábio leporino deve ser reparado quando a criança tem 3 meses de idade, porém qualquer procedimento cirúrgico dependerá da saúde geral da criança e da extensão do lábio leporino e da fissura palatina.



Como a Colgate ajuda a Operação Sorriso?


A Colgate tem como objetivo ajudar a população a ter um sorriso mais saudável. Por este motivo, a Colgate apoia a Operação Sorriso há 7 anos, destinando parte de sua verba para ajudar as crianças com fissura lábiopalatina.


Com o apoio da Colgate, a Operação Sorriso já possibilitou o atendimento de 5.440 pacientes.

Comentários