AUTISMO


O dia 2 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Conscientização pelo Autismo.


Um levantamento da instituição aponta a existência de cerca de dois milhões de pessoas portadoras de autismo no Brasil e 70 milhões no mundo. Nesta quinta-feira, Alessandra Araújo Gudolli, mãe de duas crianças autistas, esteve na Câmara de Vereadores para divulgar a realização de atividades na Capital para lembrar a data. Representante do Movimento Autismo & Vida, que reúne 20 famílias, Alessandra disse que, com informação, acolhimento e intervenção especializada precoce, é possível promover a inclusão escolar dos portadores desse transtorno de desenvolvimento que afeta a comunicação.

A palestrante comentou a vivência com os filhos para frisar a importância da intervenção precoce. Segundo ela, Júlia, sete anos, e Eduardo, três, têm autismo em graus diferentes. Júlia apresenta a forma leve, sempre estudou em escola regular e hoje, depois de acompanhamento especializado, fala normalmente e consegue se posicionar em sala de aula. Eduardo é portador da forma moderada de autismo, caracterizada pela não verbalidade. "Mas, com a intervenção precoce, ele pode se tornar verbal", destaca. De acordo com Alessandra, o autismo se manifestou nos seus filhos por volta dos dois anos. No caso de Júlia, a mãe notou que a menina não atendia a seus chamados e parecia se isolar do mundo. "É fundamental que os pais observem seus filhos e busquem ajuda ao primeiro sinal", comenta.

Segundo ela, para tentar atenuar as dificuldades de atendimento especializado, uma das metas do Autismo & Vida é criar um instituto para capacitar pessoas a lidarem com autistas. Alessandra convidou os vereadores e o público a participarem das atividades para marcar o Dia Mundial de Conscientização pelo Autismo, vestindo uma roupa azul no sábado e no domingo. Porto Alegre, Canoas e Montenegro estão entre as cidades que realizarão ações.


Na Capital, a Usina do Gasômetro será iluminada de azul, cor que simboliza o autismo. No sábado, das 10h às 13h, será montada uma tenda do Movimento Autismo & Vida no Parque da Redenção.


No domingo, a partir das 12h, haverá uma caminhada pelo Brique e distribuição de balões azuis. Notícia divulgada no Jornal do Comércio.

Comentários