"Ortopedia"



Olá amigos do Blog,  

Hoje o tema é "Ortopedia". 

Rodrigo tem apresentado dores na região dos pés, portanto por orientação das fisioterapeutas da Equoterapia, consultamos um ortopedista pediátrico. A noticia boa, após exames clínicos e RX, é que está tudo bem com nosso baixinho lindo e no momento não há necessidade de usar palmilha (já que o desenvolvimento está dentro da normalidade) As dores, segundo o médico, são normais nesta fase de crescimento, em razão desta hipotonia, ausência do arco plantar(pezinho chato) e provavelmente também é consequência das atividades diárias dele (muito ativo!!). 

Sendo assim, dentro deste contexto trouxemos abaixo algumas informações interessantes:

Ausência do arco plantar(pezinho chato) 

Andar descalço, normalmente ou na ponta dos pés; pular; caminhar na areia, na grama, e no chão de terra batida, correr, brincar e usar sapatos confortáveis, ajudam a formar o arco do pé. Alguns ortopedistas aconselham o uso de palmilhas, natação e outros exercícios físicos, principalmente quando há queixa de muita dor. Botas e sapatos corretivos não se usam mais, pois apenas sacrificam a criança, sem apresentar muitos resultados.

Benefícios de andar descalço

Caminhar descalços nos oferece uma sensação de bem estar e diversos benefícios, mas se não estamos acostumados a fazê-lo, devemos começar pouco a pouco para não machucar nossos pés. Ao contrário do que muitos acreditam, andar descalço traz benefícios para a saúde, já que desse modo é possível exercitar e fortalecer todos os músculos do pé. O que sabemos sobre isso? Estudos realizados sobre o assunto mostraram que o contato direto dos pés com o chão traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Como sabemos, os pés têm muitas terminações nervosas que, quando em contato com a terra, ajudam a eliminar do corpo elementos prejudiciais como estresse e ansiedade. É melhor fazê-lo diretamente na terra, sobre a grama e ao ar livre, mas não tendo esta possibilidade, pode ser realizado em casa, nos pisos de madeira ou cimento. Benefícios Estimula a circulação sanguínea, o que, por sua vez permite uma melhor oxigenação. Permite que o organismo elimine com maior facilidade uma boa quantidade de gorduras e toxinas. Elimina o estresse, a depressão e a neurose, fortalecendo o sistema nervoso. Previne as varizes, já que fortalece o sistema venoso e permite melhor distribuição dos nutrientes em todo o organismo. Ao caminhar descalço, exerce-se pressão sobre todas as terminações nervosas que estão ligadas a diferentes órgãos do corpo, o que permite curar algumas doenças causadas pela obstrução destes canais de energia chamados de meridianos. Lembre-se… Embora essa seja uma terapia relaxante bastante fácil de executar, é preciso tomar alguns cuidados, já que pode haver certos elementos no chão que podem afetar ou prejudicar nossos pés. Também, é essencial começar aos poucos e aumentar gradativamente a duração dessa prática à medida que os músculos se fortalecem.

E você? Já andou descalço hoje ?

Comentários