Praça em Florianopolis (SC) recebe brinquedos inclusivos


A praça da Beira-mar Continental, em Florianópolis, foi escolhida para ser a primeira a receber equipamentos de parque infantil adaptados para as pessoas com deficiência física. Um balanço e um gira-gira foram instalados e ainda estão em fase de testes.
Para que a criança possa fazer o uso correto do equipamento, ainda serão executados alguns ajustes, como placas explicativas e a revitalização dos acessos, que será feita com calçadas planas e seguras, como explicou o secretário do Continente, Aurélio Rocha dos Santos: “Estamos em fase de acabamento nas obras de melhoria e adequação do parque infantil, iremos realizar a troca da areia no espaço, fazer a construção da calçada ao redor e também implantar rampas que dão acesso aos brinquedos adaptados para integração de crianças cadeirantes”, disse.

O balanço, que é exclusivo para os cadeirantes, terá uma rampa de acesso ao brinquedo e corrimão para a segurança da criança. Já o gira-gira será um brinquedo inclusivo. “O modelo chama a atenção e esperamos que seja instalado em todas as praças. O grande diferencial do gira-gira, por exemplo, é que o cadeirante não precisará brincar sozinho. Sendo um brinquedo inclusivo, a criança poderá compartilhar o momento com outros colegas não cadeirantes, fazendo com que se sinta acolhido”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência de Florianópolis, Fernanda Baggio Gasperin.

Na última semana, foi feita a colocação da tela de proteção em torno do parque infantil, oferecendo mais segurança às crianças que desfrutam dos brinquedos. A instalação do parque e da academia ao ar livre veio atender a uma solicitação da comunidade. 
FONTE:  Floripa - Notícias, Turismo e Cinema em Florianópolis

Comentários