DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN





 As pessoas sempre me questionam por que o “Dia Internacional da Síndrome de Down” é tão importante...
















































































































































 
Primeiramente, apesar de muitos já saberem, vamos falar por que do dia 21, ok?!

No dia 21 de março comemora-se em todo o mundo o Dia da Síndrome de Down, data escolhida porque se escreve como 21/3 , o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam 3 cromossomos número 21.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos países-membros da ONU.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o “normal” seriam 46 cromossomos.

Com relação à data comemorativa, a mesma tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o assunto. Embora hoje a síndrome de Down já seja mais conhecida socialmente e já tenha uma aceitação melhor, ainda faz parte de um grupo minoritário dentro do ponto de vista social – que exige uma atenção mais específica das políticas públicas.

Este é um desafio em voga! O desafio da inclusão social deve ser abraçado e defendido por todos, familiares, indivíduos com a Síndrome e instituições que trabalham com afinco para superar obstáculos e limitações arraigadas e permeadas pela cultura que por muito tempo fora excludente.
A mídia e as instituições têm papel privilegiado na transformação cultural que visa à inclusão social e a convivência igualitária e respeitosa.
Então? O que você está esperando para divulgar essa informação?
Contamos com você!
Abraços Inclusivos do Cantinho do Rodrigo

Comentários